terça-feira, 19 de novembro de 2013

Martial Eagle


            O Martial Eagle ou Águia Belicosa é uma ave de rapina de grande porte nativa do Continente Africano, mais especificamente da região Sub-Saariana. Único membro do gênero Polemaetus, é encontrada em ambientes abertos e semi-abertos dessa região.
                   Em termos físicos, é um animal relativamente grande, com um comprimento que varia de 78 a 96 centímetros, pesa de 2 a 6 quilos e tem uma envergadura que vai de 1,88m a incríveis 2,88m. É a maior águia da África e a quinta águia mais pesada do mundo. O adulto tem uma plumagem cinza e marrom-escuro nas asas, cabeça e parte superior do tórax. Já o filhote tem uma coloração mais pálida e esbranquiçada, e dificilmente é avistado. Ele atinge a plumagem adulta quando completa 7 anos. A fêmea é mais fácil de ser vista e maior do que o macho. Essa ave também tem uma pequena crista eréctil, semelhante á das Cacatuas, mas essa muitas vezes não é proeminente.
                    Existem alguns sérios desafios com relação a observação dessa espécie, pois ela só é vista muitas vezes somente em vôo. Mas o interesse em estudá-la é grande, ela é considerada uma ave notável por sua visão, mais aguçada do que a maioria das espécies de rapinantes. Enxergam de 3 a 6 vezes mais do que os seres humanos, podendo detectar uma presa em potencial a partir de uma distância muito grande.
                    Seu habitat natural são florestas abertas e savanas arborizadas, onde o alimento é abundante e o ambiente favorável a sua vivência. Não é encontrada em florestas tropicais densas, mais precisa habitar perto de grandes árvores para construir seus ninhos e usá-las como obstrução enquanto caça. Dessa maneira, suas presas por vezes nem percebem quando ela está por perto.

O pouso de um martial eagle
                    É um predador extremamente agressivo, e se alimenta de tudo o que possa pegar: desde outras aves, até babuínos, antílopes e até mesmo filhotes de leão. Embora seja capaz de matar animais muito maiores do que ele mesmo, raramente o faz, simplesmente porque não pode carregar presas tão grandes até uma árvore, e comer no chão pode ser muito perigoso, pois também podem haver outros predadores ao redor. Geralmente está no topo da cadeia alimentar das aves de seu ambiente e, se em condições saudáveis, não tem nenhum predador natural. Seu poder de caça só é comparado, entre as aves rapinantes da áfrica, ao da Águia Coroada.
                    O martial eagle está em extinção, sua espécie é escassa até mesmo em seu ambiente natural, devido a necessidade de grandes territórios e baixas taxas reprodutivas. A espécie tem sofrido um grande declínio a muitos anos, em parte devido a serem mortos diretamente por seres humanos. O motivo por trás dessa causa é o de que muitos agricultores consideram a ave um perigo ao gado, o que os levam a caçá-las e envenená-las. Outro motivo para a sua quase extinção está no perigo causado pelas colisões de diversas dessas aves com linhas de energia elétrica, e também pelos reservatórios de água agrícolas, onde as aves se afogam. Além de tudo, as áreas de preservação da espécie são poucas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário