quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Grifo-De-Rüppell

                      O Abutre-de-Rüppell ou Grifo Pedrês é um grande abutre, encontrado em grande parte da África Central, incluindo Etiópia, Sudão, Tanzânia e Guiné. Visita ocasionalmente Portugal. Seu nome é atribuído ao explorador e zoólogo alemão Eduard Rüppell. São animais altamente sociáveis, reunindo-se em grandes bandos para repousarem, nidificar ou se alimentarem, por vezes com mais de 1000 casais. Podem deslocar-se a velocidades até 35 km/h, afastando-se até 150 km dos seus ninhos em busca de alimento. Podem alcançar grandes altitudes, não sendo invulgar subirem a 6.000 m (20.000 pés),  tendo sido registado um caso excepcional, nos céus da Costa Do Marfim, de uma colisão de um Grifo com um avião, a uma altitude de 11.300 m (37.000 pés), o que constitui o recorde máximo de altitude registado para qualquer ave. Esta ave possui uma subunidade alfa D de Hemoglobina, com uma superior afinidade para o oxigênio, que torna possível absorver oxigênio mesmo em condições de baixa pressão parcial na troposfera superior. 
                                 O seu habitat é savana aberta e árida, áreas semi-desérticas e zonas limites do deserto, e também montanhas. Pousam normalmente em rochedos inacessíveis, ou na ausência destes, em árvores, normalmente Acacias. 
                                 Quando as correntes térmicas começam a ser sentidas, cerca de até 2 horas após o nascer do sol, os grifos-de-rüppell abandonam os seus poisos e iniciam o seu patrulhamento sobre as planícies, utilizando a sua extraordinária capacidade visual para encontrar carcaças de grandes animais ou localizar carnívoros que tenham apanhado uma presa. Podem esperar vários dias até que o carnívoro abandone a carcaça. Em casos raros poderão atacar uma presa viva. Quando ganha acesso à carcaça é normalmente o abutre dominante o primeiro a comer, a não ser em presença do abutre-real que é maior e mais forte.
                                 A fêmea põe um único ovo que é incubado pelos dois progenitores durante 55 dias. São ainda os dois que alimentam a cria. Esta fica com a sua plumagem completa e pronta a voar ao fim de 12 semanas.

Os Grifos de Rüppell geralmente se encontram em lugares de difícil acesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário